Peace Designer Online

Edital nº 01/2020

O IAYSP-Latin America torna pública a abertura das inscrições para o Peace Designer Online, de 26 de abril a 08 de maio de 2020, e esclarece a seguir as regras e condições para participação, premiação e funcionamento do evento.

Alteração no Edital nº 01/2020 Peace Designer Online.

07.05.2020. A comissão organizadora do Peace Designer Online torna pública a alteração no item 2.4: o limite de participantes por equipe passa de 5 para até 7 pessoas. Alterações de equipe e/ou casos extraordinários devem ser tratados exclusivamente pelo e-mail ysplatinamerica@gmail.com.

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1.1 – O Peace Designer Online é um evento online, sob realização do IAYSP-Latin America, e será regido por este edital.

1.2 – O Peace Designer Online é um seminário interativo de capacitação para jovens. O evento tem como finalidade ajudar a desenvolver projetos de paz com foco no empreendedorismo social de impacto, utilizando talentos individuais para a comunidade. Os projetos do Peace Designer objetivam ter baixos custos, possibilidades reais de realização e impacto relevante.

1.3 – O IAYSP-Latin America (International Association of Youth and Students for Peace – Latin America), também referido como YSP. Trata-se de uma organização internacional formada por jovens, fundada pela Dra. Hak Ja Han Moon em fevereiro de 2017. A missão do YSP é promover a paz mundial, empoderando jovens e estudantes a se tornarem cidadãos globais responsáveis, por meio da Educação do Caráter e projetos de paz, apoiando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

1.4 – O YSP – Latin America terá uma comissão organizadora do Peace Designer Online, a fim de organizar e realizar o evento.

DOS PARTICIPANTES E INSCRIÇÕES

2.1 – São admitidos como participantes: estudantes de ensino médio, universitários, jovens profissionais, até a idade de 40 anos. Todos os participantes devem se inscrever no formulário disponibilizado pela comissão organizadora.

2.2 – As inscrições para o evento serão realizadas exclusivamente pela internet, através da submissão do formulário disponível em tinyurl.com/yspoficina , no período de 26 de abril a 08 de maio de 2020, encerrando às 18h no dia 08 de maio.

2.2.1 – No ato de inscrição, o candidato deve informar: nome; data de nascimento; número de celular; e-mail; país, estado e cidade de residência atual; informações sobre interesses e conectividade. 

2.2.2 – As informações coletadas pelo YSP serão utilizadas no suporte à realização do evento e para atividades institucionais.

2.2.3 – O YSP-Latin America poderá entrar em contato com os participantes através de e-mails e mensagens via internet.

2.3 – Não será cobrada nenhuma taxa de contribuição para inscrições no evento.

2.4 – Os participantes serão alocados em equipes de até 5 pessoas, fundamentalmente para a realização das atividades. Elas poderão ser montadas pelos próprios participantes ou pela comissão organizadora.

2.5 – É necessária a utilização do aplicativo Zoom para que os inscritos possam participar do evento.

2.6 – Serão eliminados os participantes que:

a) Desrespeitarem e/ou apresentarem conduta inadequada perante a comissão organizadora, demais participantes, parceiros do evento.

b) Descumprirem este edital sem justificativa aceita pela comissão organizadora.

c) Ferirem os direitos humanos

2.6.1 – Todas as medidas de eliminação de projetos estão a cargo da comissão organizadora.

 

DO EVENTO

 

3.1 – O Peace Designer Online ocorrerá em três etapas: 09, 16 e 23 de maio de 2020, das 13h30 às 16h30.

3.1.1 – O evento será realizado inteiramente pela internet, através da plataforma Zoom.

3.1.2 – O evento intercalará atividades virtuais com todos os participantes e em equipes.

3.2 – Os dois primeiros dias de evento consistem na criação de um projeto de empreendedorismo social simples, e o terceiro dia será composto pelas apresentações destes projetos.

3.2.1 – Durante o evento, haverá atividades virtuais a serem realizadas pela equipe e que devem ser enviadas à comissão organizadora, à critério de avaliação de desempenho do projeto, utilizando ferramentas virtuais, como o Google Docs.

3.3 – O último dia do evento, composto pela apresentação dos projetos, terá o nome de S!NERGY Online.

3.3.1 – Antes do início do evento (S!NERGY), às 13h30 do dia 23 de maio, cada grupo deverá enviar um arquivo contendo a apresentação (arquivo) de seu projeto para um canal fornecido pela comissão organizadora.

3.3.2 – Durante o S!NERGY Online, as equipes devem apresentar seus projetos, através de um representante da equipe, utilizando o Zoom

3.3.3 – O tempo de apresentação de cada projeto é de até 7 minutos.

3.3.3.1 – Em caso de problemas técnicos e/ou impossibilidade de apresentação de todos os projetos, o YSP – Latin America anunciará medidas a serem tomadas pelos participantes.

3.3.3.2 – A ordem das apresentações será definida por sorteio, realizado pela comissão organizadora. Em caso de desejo expresso dos participantes e/ou outras situações, a comissão organizadora tem liberdade para definir a ordem das apresentações.

3.3.3.3 – As apresentações serão assistidas por uma comissão avaliadora, definida pela comissão organizadora.

3.4 – Os projetos vencedores, de acordo com os critérios mencionados neste edital, serão anunciados no dia 25 de Abril, às 19h, pelos canais oficiais do YSP – Latin America.

3.5 – Em caso de problemas inesperados que interfiram na gestão do evento, a comissão organizadora tem plena liberdade de determinar medidas emergenciais a serem tomadas.

DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

 

4.1 – Todos os projetos serão avaliados segundo critérios definidos pela comissão organizadora, em uma pontuação atribuída em uma escala de 0 a 100 pontos, de acordo com o item 4.2.

4.2 – A avaliação será de acordo com três critérios:

a) Pontuação geral da comissão avaliadora

b) Impacto do projeto nas redes sociais do YSP

c) Total de entregas intermediárias do projeto

4.2.1 – A avaliação final será distribuída de acordo com a seguinte disposição: (1) a avaliação geral da comissão avaliadora corresponderá a 70 pontos; (2) o impacto do projeto nas redes sociais do YSP corresponderá a 20 pontos; (3) o total de entregas intermediárias do projeto corresponderá a 10 pontos.

4.3 – Uma comissão avaliadora, de acordo com o item 3.3.3.3, avaliará as apresentações finais dos projetos que serão realizadas durante o S!NERGY Online, no dia 23 de maio, e a avaliação geral desta comissão corresponderá a até 70 pontos.

4.3.1 – Os fatores que a comissão avaliadora fará uso na avaliação do projeto são os seguintes:

a) Proposta de atividade (características do projeto; processos; criatividade)

b) Cronograma (viabilidade quanto a tempo; projetos com possibilidade de execução em horizontes de tempo curto-médio prazo)

c) Custos (viabilidade quanto aos custos; os projetos devem ser de baixo custo)

d) Comunicação (transmissão de ideias para o público)

e) Impacto social relevante (benefícios reais que podem ser gerados à comunidade)

4.3.2 – Os fatores definidos para avaliação do projeto têm como referência elementos de gerenciamento de projetos do PMI (Project Management Institute) e de eventos S!NERGY anteriores, realizados pela IAYSP.

4.3.3 – Os fatores escopo e cronograma correspondem a 10 pontos da nota final cada um; custos e comunicação correspondem a 15 pontos da nota final; impacto social relevante corresponde a 20 pontos da nota final. Juntos, eles correspondem a 70 pontos.

4.3.4 – A fim de facilitar a análise da comissão avaliadora, as notas atribuídas em cada fator vão de 0 a 10 pontos. Uma nota 0 representa um valor péssimo, enquanto que uma nota 10 representa um valor excelente, em relação ao fator analisado. As médias aritméticas das notas (separadas em fatores) atribuídas pela comissão avaliadora serão devidamente calculadas para compor a pontuação final do projeto. 

4.4 – O impacto do projeto nas redes sociais do YSP também será utilizado na avaliação final, de acordo com o item 4.2, como forma de promover o engajamento dos criadores do projeto em divulgar e comunicar sua iniciativa e corresponderá a até 20 pontos

4.4.1 – Antes da apresentação do S!NERGY, no dia 20 de maio, todos os projetos devem enviar uma imagem referente a seu projeto, podendo conter arte e texto que explicam o projeto.

4.4.2 – As artes serão publicadas no perfil de Instagram e página de Facebook do YSP – Latin America

4.4.3 – Para mensurar o impacto e atribuir valores quantitativos, serão considerados o número de likes somados da imagem postada do projeto, tanto no perfil de Instagram da página de Facebook do YSP – Latin America.

4.4.4 – A atribuição dos pontos seguirá as seguintes classificações:

a) Maior número de likes: 20 pontos

b) 2º e 3º maiores números de likes: 15 pontos

c) 4º a 10º maiores números de likes: 10 pontos

d) 11º a 15º maiores números de likes: 5 pontos

e) Demais posições: 0 pontos

4.5 – O total de entregas intermediárias do projeto corresponderá a até 10 pontos

4.5.1 – A atribuição dos pontos seguirá as seguintes classificações:

a) Todas atividades entregues: 10 pontos

b) Somente 1 entrega faltante: 5 pontos

c) Mais de 1 entrega faltante: 0 pontos

4.6 – Como critério de desempate, será levado em consideração a seguinte ordem de notas: pontuação geral da comissão avaliadora; impacto do projeto nas redes sociais do YSP; total de entregas intermediárias do projeto.

4.7 – Serão eliminados os projetos que:

a) Desrespeitarem a comissão organizadora, participantes ou parceiros do evento.

b) Descumprirem este edital sem justificativa aceita pela comissão organizadora.

c) Ferirem os direitos humanos.

4.7.1 – Todas as medidas de eliminação de projetos estão a cargo da comissão organizadora.

 

DA PREMIAÇÃO E BENEFÍCIOS

 

5.1 – Haverá premiação para os dez melhores projetos avaliados, denominados vencedores, definidos ao término do evento, de acordo com os itens mencionados neste edital, sob anúncio da comissão organizadora.

5.2 – A premiação será:

a) R$ 500 por projeto vencedor, com a finalidade de proporcionar o início do projeto.

b) Mentoria do YSP – Latin America, para auxílio na execução do projeto.

5.3 – A premiação e a mentoria serão realizadas de maneira a combinar entre os membros dos projetos vencedores e o YSP – Latin America.

5.4 – Todos os projetos que tenham participado do Peace Designer Online, em caso de interesse, podem solicitar mentoria da YSP – Latin America, mediante contato pelo e-mail ysplatinamerica@gmail.com . A mentoria será gratuita, em termos a combinar entre os solicitantes e o YSP – Latin America.

5.5 – Todos os participantes do Peace Designer Online receberão um certificado de 10 horas complementares, sob nome do YSP – Latin America.

5.5.1 – O certificado será virtual e deverá ser solicitado após o término do evento, através de contato com a comissão organizadora ou pelo e-mail ysplatinamerica@gmail.com.

 

DOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO

 

5.1 – A comissão organizadora utilizará os canais oficiais do YSP – Latin America como meio de comunicação para promoção do evento.

5.1.1 – Os canais utilizados serão: site (ysplatinamerica.org); Instagram (@ysplatinamerica); Facebook (/ysplatinamerica); e-mail (ysplatinamerica@gmail.com); e Zoom (Latin America HQ).

5.2 – A comissão organizadora também utilizará mensagens pelo aplicativo Whatsapp, como forma de integrar os participantes e promover o bom funcionamento do evento.

5.3 – Os participantes também podem utilizar de outros aplicativos como forma de promover integração e desenvolvimento em seus projetos.

5.4 – Para realização das atividades propostas, sugere-se a utilização de plataformas de edição compartilhada, como Google Docs.

DISPOSIÇÕES FINAIS

6.1 – Os casos omissos serão avaliados pela comissão organizadora do Peace Designer Online.

6.2 – Possíveis alterações neste edital e demais especificações necessárias aos inscritos serão divulgadas pelo site do YSP – Latin America (ysplatinamerica.org).

6.3 – Ao se inscrever no evento, os participantes se submetem as regras previstas neste edital.