Buscar
  • YSP-América Latina

Amnésia histórica

Atualizado: Abr 27

Aparentemente, a história (com destaque para a brasileira) deixou de ser um assunto interessante já faz um tempo, sobretudo no ambiente escolar. Ao longo do texto veremos porquê isso acontece; quais as consequências desse tipo de mentalidade; E como esse problema pode ser resolvido.


Como isso começou?

Nada disso aconteceu do dia para a noite. Você já ouviu aquele ditado que diz que uma mentira quando contada muitas vezes se torna verdade? Bom, talvez não seja bem assim, mas provavelmente depois de muitos anos contando uma história com um só ponto de vista, ela vai se tornar a verdade absoluta para aqueles que não buscam a versão completa. Por muitos anos, e até hoje em dia, a história nacional foi menosprezada, e contada sobre um ponto de vista pessimista. Ocorreu como um telefone sem fio, cada um fala o que entendeu e no final a frase é bem diferente do original. Muitos jovens hoje em dia são movidos por jargões, frases de efeito e manchetes que nem sequer entendem, só seguem a onda do momento e vivem o presente, sendo esse um dos motivos para o desinteresse com a história


Quais as consequências desse tipo de mentalidade?

Existe uma frase de Edmund Burke que diz “Aqueles que não conhecem a história estão fadados a repeti-la”. Se entendemos o passado e aprendemos com aqueles que vieram antes de nós, temos a oportunidade de fazer melhor e não repetir os mesmos erros. Além disso, a história ajuda na formação da identidade de uma sociedade. A cultura, os problemas sociais, estereótipos ou particularidades de determinado lugar tem relação com sua história, por isso é importante saber quem somos e de onde vêm nossas ideias. Parece que nós subestimamos as pessoas que fizeram algo no passado, como se fossemos melhores e soubéssemos mais do que eles. No entanto, essa arrogância pode trazer muitos problemas. Não podemos mudar o futuro sem saber nossas origens, sem conhecer aqueles que lutaram ou dedicaram sua vida para fazer um mundo melhor para nós que estamos aqui agora.

O que pode ser feito a respeito?

Para fazer alguma diferença significativa no mundo é necessário, além de palavras bem fundamentadas, ações. Se houve falhas precisamos dar nosso melhor para que não aconteçam de novo, se quisermos mudar a história que seja de forma consciente e inteligente, que seja porque sabemos o que aconteceu e o que pode acontecer, por isso outro caminho deve ser tomado. Por isso é muito importante buscar conhecimento. Você já ouviu isso antes, mas vale lembrar que o conhecimento é a única coisa que ninguém pode tirar de você e é a arma mais poderosa para mudar a si mesmo e ao mundo. Esse tipo de iniciativa não precisa ser muito distante da realidade, é possível aprender sobre a importância histórica em uma pesquisa a respeito da Árvore genealógica da família, causando uma identificação do jovem com suas raízes.


Por Ximena Muñoz Ferreira

55 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo