top of page
Buscar
  • Foto do escritorYSP-América Latina

Investindo na Primeira Infância: O Papel do Desenvolvimento Cerebral

Atualizado: 8 de nov. de 2023

A primeira infância é um período crucial para o desenvolvimento humano, especialmente para o desenvolvimento cerebral. Durante os primeiros anos de vida, o cérebro está passando por grandes mudanças e formando mais conexões do que em qualquer outra fase da vida. A força e a quantidade dessas conexões dependem dos estímulos recebidos, o que torna a primeira infância um período sensível e uma "janela de oportunidades" para o desenvolvimento cerebral.



É durante este período que o cérebro infantil forma o fundamento para uma ampla variedade de habilidades, incluindo linguagem, percepção, atenção, habilidades socioemocionais e motoras que serão recrutadas durante toda a vida do indivíduo. Por isso, é fundamental que os pais e cuidadores estejam atentos às necessidades emocionais das crianças nessa fase, oferecendo um ambiente seguro, amoroso e acolhedor para o seu desenvolvimento emocional. Isso inclui a criação de rotinas, demonstrações de afeto e reconhecer suas qualidades e dificuldades, indo além dos simples elogios, por exemplo.


Estudos mostram que a conexão "olho no olho" é essencial para o desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças, por isso é importante que os pais dediquem tempo para brincar, conversar e interagir com seus filhos. Exemplos de atividades que contribuem para isso são a leitura em voz alta e a exposição a diferentes estímulos sensoriais, como música e arte. É importante destacar, também, que o desenvolvimento cerebral na primeira infância contribui para a saúde física e mental dos pequenos, evitando efeitos negativos causados por estresse tóxico como exposição frequente a brigas constantes e outras situações de alta vulnerabilidade.



Em resumo, a primeira infância é um período crucial para o desenvolvimento cerebral e emocional das crianças. Por isso, é fundamental que os pais, cuidadores e a sociedade como um todo reconheçam a importância dessa fase e invistam em políticas públicas e iniciativas que promovam o bem-estar e o desenvolvimento das crianças nessa fase. Investir na primeira infância é investir no futuro de uma sociedade mais justa, saudável e próspera.


Por: Melissa Nelly


Referências:


A criança e seu desenvolvimento, primeira infância em Pauta, 2017. www.primeirainfanciaempauta.org.br/a-crianca-e-seu-desenvolvimento-o-desenvolvimento-cerebral.html


Siegel, D. (2020). O Cérebro da Criança: estratégias revolucionárias para nutrir a mente em desenvolvimento do seu filho e ajudar sua família a prosperar. Versos.


20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page