top of page
Buscar
  • Foto do escritorYSP-América Latina

Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz.



Hoje, 6 de Abril é celebrado o Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz. Esta data comemorativa foi estabelecida durante uma Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2013. O objetivo deste dia é promover a paz entre as pessoas através da prática esportiva, mostrando como as pessoas podem interagir através dele, isso devido ao fato do esporte ter a capacidade de quebrar barreiras linguísticas e culturais, incentivando uma convivência pacífica.


Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a comemoração da data representa um novo passo nos esforços das Nações Unidas para apoiar e promover a importância dos benefícios do esporte e de estilos de vida saudáveis em um desenvolvimento social mais amplo.


O esporte é a plataforma mais poderosa, capaz de nutrir valores como a solidariedade, o respeito, a honestidade, mantendo conectados a prática esportiva com a luta pela igualdade, a autoestima e, principalmente, a paz. Sua capacidade de unir diferentes origens sociais e étnicas torna os programas esportivos uma ponte entre diversidades. Como resultado, o esporte se revela uma ferramenta poderosa na promoção da paz, tanto simbolicamente em nível global quanto pragmaticamente dentro das comunidades. Seu potencial pode ser empregado como um meio de prevenir conflitos, além de servir como um componente crucial na construção de uma paz sustentável. 





Na Grécia antiga, o esporte foi como um instrumento de paz, durante o período da Trégua, os territórios nos quais eram realizados os Jogos Olímpicos ficavam imunes às constantes guerras, de modo que, as tropas que entrassem ali tinham de depor as armas, conferindo assim segurança aos(às) atletas, treinadores(as), oficiais e espectadores. O espírito de paz através do esporte, também foi presenciado durante a Primeira Guerra Mundial, quando as tropas alemãs e inglesas fizeram uma pausa nos conflitos para trocar alimentos, presentes e disputar partidas de futebol. O episódio ficou conhecido como a Trégua de Natal. 


O esporte tem um importante papel na inclusão social, pois é capaz de diminuir desigualdades e dar oportunidades para grupos que, muitas vezes, vivem em condições de vulnerabilidade social. Dessa forma, a inclusão social por meio do esporte pode transformar realidades de muitas pessoas.


O esporte é um direito humano essencial, indo além do entretenimento. Desde atividades recreativas até competições, desempenha um papel crucial em todas as sociedades, promovendo saúde, ensinando valores como cooperação e respeito, impulsionando o desenvolvimento econômico local e unindo comunidades, contribuindo assim para um mundo pacífico e ideal.


Thais Ribeiro

Estudante de Educação Física


Referências:


33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

ความคิดเห็น


bottom of page