top of page
Buscar
  • Foto do escritorYSP-América Latina

Dia Nacional do Livro Infantil

Em algum momento você já se perguntou qual a importância da leitura infantil? A leitura não é só para ajudar na socialização, no senso crítico e na criatividade é um hábito que pode acompanhar a criança ao longo de toda a vida.


Hoje comemoramos o Dia Nacional do Livro Infantil e não é por acaso. Em 18 de abril de 1882 nascia em São Paulo o homem mais brilhante da literatura infantil, o escritor Monteiro Lobato (1882-1948). Um autor que deu vida a tantos personagens e histórias incríveis, como o Sítio do Pica-pau Amarelo, O Saci, Emília, dona Benta entre tantas outras. Também fez releituras de grandes obras como Peter Pan, Hércules, Dom Quixote e muito mais. É inegável a contribuição de Monteiro Lobato para a Literatura Brasileira assim como tantos outros autores incríveis como Ana Maria Machado, Ruth Rocha, Ziraldo, Maurício de Souza e tantos outros que estão chegando com suas histórias fantásticas e que agradam não só as crianças. Obras como Marcelo Marmelo Martelo, O Menino Maluquinho, A Turma da Mônica, Fábulas, Contos e tantas histórias ricas em cultura e conteúdo que contribuem positivamente no desenvolvimento das crianças.


A criança passa por diferentes fases, e existe um livro certo para todas elas. Introduzir fábulas é bem interessante, porque trabalha valores e ética trazidos pela moralidade no final da história. A leitura quando introduzida na rotina de forma orgânica, faz com que os momentos com um livro, sejam realmente mágicos, além de criar laços de amor com os pais e com a família. O livro é importante para ajudar a formar cidadãos conscientes, com empatia, muita imaginação, curiosidade e esperança. Ajuda no progresso cognitivo além das habilidades como falar, argumentar melhor, no raciocínio lógico e claro, no entendimento de suas próprias emoções e sentimentos.


Este dia é uma celebração à literatura brasileira de forma geral, o acervo deste gênero é rico, além de ser um gênero lindamente trabalhado pelas editoras. Modelos não faltam para encantar os pequenos, desde a contação de histórias contada pelos pais ainda nos primeiros anos com livros cheios de ilustrações, como também, áudio livros, fantoches, livros de tecido, livros musicais, enfim, muita variedade para estimular o interesse dos pequenos.


Então, o ponto central está no incentivo. Incentivar a leitura na infância e criar momentos de forma prazerosa e até lúdica é realmente transformador. Uma coisa é certa, em época onde a tecnologia está cada vez mais inovadora e tantos recursos visuais estão sendo criados para entreter, cabe aos pais a primeira educação. Não há uma prova de amor maior e motivação mais eficaz do que presentear com livros e viajar com as crianças por suas páginas.

“Quem escreve um livro, cria um castelo. Quem o lê, mora nele.”

Monteiro Lobato



Escrito por: Cláudia A. Moreira Vieira

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page