Buscar
  • YSP-América Latina

Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz

A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o dia 6 de abril como o Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz. Criado por uma iniciativa do Comitê Olímpico Internacional (COI) e oficialmente anunciado na sede das Nações Unidas, a data promove o papel do esporte como um instrumento universal para paz e a serviço da sociedade. Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a comemoração da data representa um novo passo nos esforços das Nações Unidas para apoiar e promover a importância dos benefícios do esporte e de estilos de vida saudáveis em um desenvolvimento social mais amplo.


O esporte é visto como um instrumento importante para o desenvolvimento: aumenta a autoconfiança, capacita os jovens, promove a saúde e desempenha um papel importante no esforço global para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM). A agência da ONU lembrou que o esporte é algo de todos e tem uma linguagem internacional comum, além de ser um fator importante para a unificação no processo de transformação de conflitos e construção da paz.


Esporte e Paz

O esporte é uma linguagem internacional. Sua capacidade de cruzar culturas permite que programas relacionados ao esporte sirvam de ponte entre diferenças sociais e étnicas. Como resultado, o esporte pode ser uma ferramenta poderosa para promover a paz, não só simbolicamente no nível global, como também na prática, dentro das comunidades. O poder do esporte pode ser usado como uma ferramenta para evitar conflitos, assim como um elemento para a construção da paz sustentável. Quando aplicados eficazmente, programas de esportes promovem a integração social e a tolerância. Estes valores fundamentais são os mesmos que são necessários para a paz duradoura. Particularmente em ambientes de pós-guerra (pós-conflito), pode ajudar a reduzir tensões e a gerar o diálogo.


4 Curiosidades que mostram a importância do esporte para conquistar a Paz:


1. O Jogo Histórico

Em 2009 a Seleção da Coréia do Norte, convidou o Clube Atlético Sorocaba, um clube do interior de São Paulo à participar de um amistoso com a Seleção local. Na ocasião o objetivo do jogo era através de um duelo de equipes de polos totalmente opostos (América do Sul x Ásia), trazer o futebol para o âmbito da paz (Futebol sem Armas). O jogo ficou 0x0 e contou com a presença de 80.000 pessoas no estádio, sendo que 30.000 não puderam entrar devido a lotação total.


2. A Selfie que ficou Marcada

Em 2016, época dos Jogos Olímpicos no Rio, duas ginastas mostraram a todos que o esporte tem o poder de unir uma representante da Coréia do Sul e outra da Coréia do Norte, dois países em conflito. Mesmo assim, ambas resolveram registrar a amizade e a união em uma selfie ao vivo e transmitida por todo o mundo, entrando assim para a história dos jogos olímpicos.



3. Copa da Paz

A Peace Cup (Copa da Paz) foi um torneio criado pelo Rev. Moon com a grande parceria do Rei do Futebol, o Pelé. A Copa da Paz teve como fundamento unir todas as pessoas do mundo em nome do futebol, um esporte para a paz, e teve já a presença de Grandes Clubes Mundiais como na época o Real Madrid de Cristiano Ronaldo, Juventus da Itália, Tottenham da Inglaterra e entre outros.

4. Peace Road

Peace Road (Estrada da Paz) é um movimento de iniciativa mundial criado pela Universal Peace Federation – UPF (organização sem fins lucrativos, que busca criar uma rede global de construtores da paz), e se baseia na ideia da International Highway Project (Projeto Internacional de Rodovias), que tem como pretensão a criação de uma estrada que ligue as nações do mundo pelo sentimento de Paz Universal. A turnê anual da Estrada da Paz mantém essa visão de paz viva, e com a mobilização de praticamente todos os países do Mundo, são feitos inúmeros percursos no maior número de rodovias, tudo com esse propósito de unir todas as nações do Mundo em prol da Paz.

___________________________________________________________________


O esporte é muito mais do que um luxo ou uma forma de entretenimento. O acesso ao esporte e a prática do mesmo constituem um direito humano, e é essencial para que indivíduos de todas as idades conduzam uma vida saudável e plena. O esporte desde a brincadeira e a atividade física até o esporte competitivo organizado tem um papel importante em todas as sociedades. O esporte é fundamental para o desenvolvimento de uma criança. Ensina valores fundamentais, tais como a cooperação e o respeito. Traz melhorias para a saúde e reduz a probabilidade de doenças. É uma força econômica significativa que gera emprego e que contribui para o desenvolvimento local. Além disso, reúne indivíduos e comunidades, servindo de ponte entre as diferenças culturais e étnicas, levando a um Mundo Pacífico e Ideal.


Feliz Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz!!


Yang Shi Do Cipriani

Graduado em Ciências do Esporte

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo