top of page
Buscar
  • Foto do escritorYSP-América Latina

Dia Mundial da Saúde


No panorama enfrentado pela humanidade neste momento, que melhor forma de celebrar o Dia Mundial da Saúde do que ressaltando a importância de cada um na prevenção de doenças e situações de mal-estar, e na promoção da saúde?


No campo da batalha que o mundo se tornou enquanto luta contra o COVID - 19, ouvimos bastante sobre a importância de manter a higiene mais do que em dia: lavando as mãos, utilizando álcool em gel e, em alguns casos, até mesmo se fazendo necessário o uso de luvas e máscaras descartáveis. No entanto, já parou para pensar que estas ações são apenas uma mínima parte do papel que você precisa exercer para manter a saúde? Se pensarmos nas notícias que circulam diariamente nos últimos dias, somos bombardeados com frases como: "Os idosos são o grupo de risco", "A maior taxa de morte pelo COVID - 19 está entre maiores de 60 anos" e tantos outros slogans alarmantes, mas esse tipo de afirmação não nos poupa do estresse, ansiedade ou temor e insegurança ante a situação atual mesmo que, talvez, não nos encaixemos em nenhum grupo de risco. Portanto é essencial que, enquanto indivíduos que fazem parte de uma mesma sociedade, nos empenhemos em nosso dever social de fazer o que estiver ao nosso alcance pela "manutenção da saúde".


Entretanto, o combate a doenças como o COVID – 19 é apenas um dos aspectos relacionados à luta pela saúde. Vamos nos aprofundar com a definição de saúde segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde): saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não, simplesmente, a ausência de doenças. É o equilíbrio dinâmico entre o organismo e seu ambiente.


Então, no dia de hoje, você se sente saudável?


Vamos nos lembrar que no dia de hoje não se celebra somente a ausência de doenças e sim o estado de bem-estar que engloba saúde mental e física. Boa alimentação, exercícios diários e noites de sonos reguladas são essenciais para o bom funcionamento do organismo, mas saúde vai além disso. É necessário um tempo de qualidade no qual possamos desfrutar da companhia de familiares e amigos, praticar hobbies, investir em alcançar os nossos sonhos e naquilo que nos faz nos sentir bem conosco mesmo: seja apostar em um novo visual ou comprar um livro novo.


Gabriela Yaluzan Patoja

Fisioterapeuta

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page