top of page
Buscar
  • Foto do escritorYSP-América Latina

Jovens em Ação: Construindo um Mundo de Paz

O protagonismo juvenil é um termo que se refere ao envolvimento ativo dos jovens em questões sociais, políticas, culturais e comunitárias, assumindo um papel central e de liderança em suas próprias vidas e nas comunidades onde estão inseridos.


É importante porque os jovens são a força motriz do futuro, e sua participação ativa é essencial para o desenvolvimento social e econômico de qualquer sociedade. Além disso, a participação juvenil é um direito humano fundamental, previsto na Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas, que reconhece a importância da participação dos jovens na tomada de decisões que afetam suas vidas.



Os jovens que se engajam em atividades de protagonismo juvenil desenvolvem habilidades de liderança, empreendedorismo, resolução de problemas, comunicação e trabalho em equipe. Essas habilidades são valiosas não apenas para a vida pessoal dos jovens, mas também para o mercado de trabalho e para o desenvolvimento sustentável das comunidades.


Existem diversas formas de promover o protagonismo juvenil, como a criação de espaços para a participação dos jovens em processos de tomada de decisão, a implementação de políticas públicas que valorizem a participação juvenil, a promoção de atividades que estimulem o empreendedorismo juvenil, entre outras.



O protagonismo juvenil não é apenas uma questão de direitos, mas também de desenvolvimento social e econômico. Ao promover a participação ativa dos jovens em questões que afetam suas vidas, estamos investindo no futuro e construindo uma sociedade mais justa e democrática.


O YSP incentiva o protagonismo juvenil, apoiando os jovens a terem uma participação ativa em atividades e projetos sociais, culturais e educacionais que lhes permitam expressar suas ideias, opiniões e necessidades, tornando-os líderes e dando a eles a oportunidade de serem responsáveis pelo impacto positivo em sua realidade. Através da honraria de “Jovem Embaixador da Paz”, o YSP reconhece jovens que são exemplos de liderança e modelo de cidadão para a juventude, promovendo a paz através de sua área de atuação, além de ser um ponto de apoio para a expansão e desenvolvimento de iniciativas que promovem o bem comum.




60 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


robespyerrrsilva
Dec 07, 2023

O YSP está de parabéns pelas excelentes e oportunas atividades sociais, nas quais vemos a canalização da energia dos jovens na construção de uma sociedade de paz, mais solidária e consciente de seus direitos e deveres! Robespyerr Dellano, Diretor da Associação das Famílias para Unificação e Paz Mundial/RN.

Like
bottom of page