top of page
Buscar
  • Foto do escritorYSP-América Latina

Sinergy - Latin America 23/01

Atualizado: 27 de abr. de 2021

No último dia 23, foi realizado o evento S!nergy Latin America online, no qual participaram projetos e espectadores da América do Sul e Central. O S!nergy é uma plataforma para a promoção, compartilhamento e reconhecimento de ideais e projetos encabeçados por jovens e estudantes que promovam impacto social nos assuntos designadas pelas ODS. Além de uma oportunidade de divulgação e troca de experiências, o evento premia os projetos mais bem avaliados pelo corpo de jurados e pelo público. Nesta edição, o S!nergy contou com quatro projetos de grande impacto e importância:



1 ° Painéis Solares com Reciclagem de Dispositivos Eletrônicos (Colômbia)


Visa reduzir o acúmulo de resíduos que impactam negativamente o planeta Terra através da reutilização de alguns compostos de dispositivos eletrônicos, como transformadores, resistores, tampas de CPU, entre outros, na confecção de painéis solares caseiros utilizados no fornecimento de energia às famílias em situação de rua. Por meio desse projeto, a equipe deseja inspirar o mundo a reciclar e usar energia renovável cada vez mais, de modo a diminuir a degradação de nosso planeta já tão avançada.



2º Projeto Social "BACTÉRIAS DEGRADADORAS DE ARSÊNICO" (Nicarágua)


Neste projeto são desenvolvidas bactérias capazes de degradar o arsênico que é

encontrado na água de 55.700 pessoas na Nicarágua. Esse metal pesado é prejudicial à saúde, com efeitos tóxicos e a sua ingestão aumenta a incidência de câncer. O projeto foi criado porque os métodos físico-químicos convencionais para a remoção deste metal são muito caros e pouco eficientes. O trabalho da equipe é uma alternativa biológica para solucionar o problema, uma vez que aproveita a capacidade de alguns microrganismos de metabolizar o arsênico e eliminar sua toxicidade. Foi desenvolvido um protótipo para aplicação em escala laboratorial e logo em seguida em campo.



3 ° Projeto Mentoriza (Brasil)


O objetivo do projeto Mentoriza surgiu para ajudar os alunos que têm dificuldade de acesso à educação de qualidade devido aos impactos da pandemia do COVID-19. Para isso, o projeto conecta alunos e mentores voluntários por meio da internet, orientados principalmente em melhorar o desempenho dos estudantes no "Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ", que é uma porta de entrada para várias universidades brasileiras.



4º Planetástico (Peru)


O projeto trabalha com o livro Planetástico, de autoria própria do jovem idealizador do projeto, que é feito a partir de lixo reciclado. Por meio do livro em si, de bibliotecas de livros de material reciclado e de oficinas de contação de histórias e confecção desses livros, o projeto promove a formação de uma consciência ambiental e a prática da leitura em áreas vulneráveis. O objetivo do Planetástico é diminuir a desigualdade educacional que existe no Peru e empoderar crianças e adolescentes como agentes de mudança.


Depois da apresentação dos projetos, os jovens responderam às perguntas do júri e foram avaliados com base nos seguintes critérios:

a) Proposta de atividade (escopo do projeto; processos; criatividade);

b) Comunicação (transmissão de ideias para o público);

c) Impacto social relevante (benefícios reais gerados à comunidade);

d) Resultados obtidos (de acordo com a proposta de atividade e escopo do projeto).


Além da pontuação dada pelo júri, a nota final considerou a votação dos espectadores e a popularidade dos projetos nas redes sociais do YSP Latin America.


Com base nesses critérios, a equipe vencedora do primeiro lugar do S!nergy Latin America foi a do Projeto "BACTÉRIAS DEGRADADORAS DE ARSÊNICO" da Nicarágua. O primeiro colocado recebeu uma premiação em dinheiro para investir no projeto, e os espectadores concorreram a vários prêmios ao longo do evento.


O S!nergy é um evento recorrente no calendário de atividades do YSP Latin America, portanto, se você tem algum projeto social ou conhece algum jovem que tenha um trabalho que faça a diferença em sua comunidade, fique atento em nossas redes sociais para as próximas edições!




58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page