top of page
Buscar
  • Foto do escritorYSP-América Latina

O papel das habilidades afetivas na construção de uma sociedade mais compassiva.



Desenvolver habilidades afetivas leva tempo e esforço, pois é um caminho de construção e disciplina diária. É permitir-se compreender as próprias emoções e a dos outros, fortalecer vínculos e relacionamentos interpessoais. E neste percurso, é importante praticar os valores, sendo verdadeiro consigo mesmo e com o próximo, plantar e cultivar ações que contribuem para o bem, como a gentileza, atos de serviço, compaixão, paciência, escuta ativa entre muitos outros. Isso envolve reconhecer e exercer constantemente uma troca genuína e mútua, formando esse papel de promover um ambiente de apoio e dedicação. Através destas conexões, muitos problemas podem ser revertidos e resolvidos. 


A sociedade é composta por indivíduos que interagem entre si o tempo inteiro, formando grupos, comunidades e instituições que compartilham e dividem normas, cultura e objetivos comuns, e nesse meio, podemos aplicar a afetividade, começando por um espaço de ensinamentos e trocas que estimulem o desenvolvimento emocional e relacional de cada membro, desde programas educacionais gerando ações de dar e receber, que contribuem com a força para esse caminho intuitivo e construtivo.


Portanto, notamos que juntos temos maiores possibilidades de moldar e construir uma sociedade melhor através destes pequenos atos, porém é necessário que se parta do indivíduo buscar refletir e se colocar muitas vezes em um lugar fora da zona de conforto para entender a situação e o coração do outro, desenvolvendo assim um mecanismo de confiança, compaixão, respeito e reciprocidade, podendo então ter um alcance que projete isso para frente, multiplicando e distribuindo soluções básicas com o cuidado e atenção para esta melhoria dentro da sociedade.


Qual a habilidade afetiva que você tem praticado em prol da mudança e do desenvolvimento para uma sociedade mais compassiva?


Sugestão de leitura:

Livro: 50 mensagens para uma vida positiva.


Shin Hae Satchi Suyo Santana Faria

Estudante de Psicologia

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

תגובות


bottom of page